sexta-feira, 29 de abril de 2016

Lei de Ensino de Primeiros Socorros em escolas é aprovado no Estado de São Paulo. Confira a participação do Prof. Marcelo Clemente em debate promovido pela TV Assembleia Legislativa de São Paulo

Prof. Marcelo Clemente foi convidado a participar de um debate realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, sobre a Lei 15.661/15, que institui a inclusão de uma aula de primeiros socorros no ensino básico da rede estadual. O Prof. Marcelo Clemente, Socorrista formado Socorrista capacitado no método START pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros de São Paulo e em Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha do Estado de São Paulo e pela Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo afirmou: " Já ministro curso básico de Primeiros Socorros há muitos anos e fiquei muito satisfeito com essa iniciativa".


Participaram do Debate o autor da Lei, Diretor do Hospital do Coração em São Paulo, o Prof. Marcelo Clemente e um representante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Confira no video abaixo, a participação do Prof. Marcelo Clemente no debate promovido pela TV Assembleia:
O programa Agora é Lei, recebe o deputado Carlos Cezar, do PSB, Prof. Marcelo Clemente e convidados para falar sobre a Lei n° 15.661, que fala sobre lições de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar em todo Estado. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9SpJBukgbUo


terça-feira, 26 de abril de 2016

26 de abril - Dia Nacional de Prevenção e combate a Hipertensão Arterial



O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.

Tipos

A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial. Esses números, somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos.
Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

    Fatores de risco

    A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:

    • Fumo
    • Consumo de bebidas alcoólicas
    • Obesidade
    • Estresse
    • Grande consumo de sal
    • Níveis altos de colesterol
    • Falta de atividade física
    • Diabetes
    • Sono inadequado.
    Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da hipertensão aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de dilatar - são chamados de vasos menos complacentes. Com isso a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou 60 anos possuem a doença.

    Sintomas de Hipertensão

    Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

    Sintomas de Hipertensão

    Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

    Tratamento de Hipertensão

    A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da pressão. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão nem sempre significa o uso de medicamentos - mas se estes forem indicados, ela deve aderir ao tratamento e continuar a tomá-lo mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo para quem faz uso de medicação é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
    • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares
    • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos
    • Praticar atividade física regular
    • Aproveitar momentos de lazer
    • Abandonar o fumo
    • Moderar o consumo de álcool
    • Evitar alimentos gordurosos
    • Controlar o diabetes e outras comorbidades.
    Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

    Complicações possíveis

    As principais complicações da hipertensão são AVC, por infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. É importante ressaltar que qualquer combinação de fatores de risco é sempre muito mais grave, pois o risco das comorbidades é multiplicado. Em média, uma pessoa com hipertensão que não controla o problema terá uma doença mais grave daqui 15 anos.

    Prevenção

    Pessoas em idade adulta meçam a pressão pelo menos uma vez por ano como forma de acompanhamento (a medidas que vamos envelhecendo a pressão vai aumentando). Além disso, outros hábitos de vida saudáveis podem ser adotados para prevenir a hipertensão:
    • Evite ficar parado: caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador
    • Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas
    • Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila
    • Mantenha o peso saudável: procure um profissional de saúde e peça orientação quanto à sua alimentação
    • Tenha uma alimentação saudável
    • Diminua o sal da comida.
    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipertensao